Ambiente de trabalho do Access
O ambiente de trabalho do Microsoft Access possui algumas semelhanças com outras aplicações da Microsoft já estudadas, mas também diferenças notórias.
Elementos de uma base de dados
Quando abrimos uma base de dados no ambiente de trabalho, podemos visualizar a janela Base de Dados. Será através dela que podemos visualizar todos os objectos que a constituem e realizar todas as operações essenciais à criação e manutenção da base de dados.
Os objectos que constituem esta janela são:
- Tabelas – As tabelas constituem o corpo principal da base de dados, pois são o local onde são guardados os dados;
- Consultas – As consultas permitem filtrar, analisar, inserir ou eliminar dados das tabelas;
- Formulários– Os formulários são os ecrãs que permitem ver, analisar, inserir ou eliminar dados nas tabelas. Podem ser criados directamente, a partir de tabelas ou consultas;
- Relatórios – Os relatórios permitem mostrar vários registos de uma vez só, em formato de listagem, para análise no ecrã ou para impressão em papel;
- Páginas - As páginas de acesso a dados permite ver, actualizar ou analisar os dados de uma base de dados na Internet;
- Macros - As macros, à semelhança do que acontece no Excel permitem agrupar acções para tornar automáticas operações como imprimir relatórios, abrir formulários, mostrar mensagens aos utilizadores, etc;
- Módulos - Os módulos são conjuntos de código em VBA (Visual Basic for Applications), que é uma linguagem de programação.
Sem comentários:
Enviar um comentário