quarta-feira, 23 de março de 2011

Consultas - Tipos de consulta
O Access permite vários tipos de consultas:
Consulta de acção
Permitem criar, actualizar e eliminar dados. Produzem efeitos reais sobre a base de dados.
Consulta de referências cruzadas
Permitem realizar um cruzamento de dados de uma tabela ou consulta para facilitar  sua análise.
Consulta de selecção
Extraem os dados de uma ou mais tabelas/consultas e exibem os resultados sob a forma de uma tabela virtual.
As consultas de selecção podem ser de 4 tipos:
    • Simples;
    • Com parâmetros;
    • Com campos calculados;
    • Com cálculo de totais;
Consultas – Criação de consulta
Para criar uma consulta, necessitamos primeiro de seleccionar o objecto Consulta da janela Base de Dados, sendo disponibilizadas duas alternativas:
    • Criar a consulta na vista de estrutura;
    • Criar a consulta usando o assistente;
Antes de iniciar a criação de uma consulta, deve-se ter em mente a sua finalidade, para saber quais as tabelas e campos que a consulta vai necessitar.
Criar uma consulta usando o assistente
Este processo permite a criação de uma consulta sobre uma ou mais tabelas, através de um assistente composto por três passos.
Criar uma consulta na vista de estrutura
A criação de uma consulta através da vista de estrutura, inicia-se com a selecção da(s) tabela (s) / consulta(s) intervenientes na consulta que estamos a construir.
Nota: Para a selecção múltipla de tabelas/consultas usar as teclas Shift ou Ctrl.

Criar uma consulta na vista de estrutura
Depois de fechada a janela Mostrar tabela, é apresentada a janela Consulta Selecção, onde se pode visualizar, na parte superior as tabelas ou consultas adicionadas, e na parte inferior, a grelha de estrutura da consulta onde esta irá ser definida.
Nota: Quando os campos que são necessários para a consulta pertencem a tabelas que não estão directamente relacionadas deve(m) também ser incluída(s) na consulta a(s) tabela(s) de interligação.
Consultas – Alteração de uma consulta
Sempre que necessário, pode-se alterar a estrutura da consulta, inserindo, movimentando e eliminando campos na grelha de consulta.
    • Inserção de campos
    • Movimentação de campos
    • Eliminação de campos
    • Inserção e eliminação de tabelas/consultas
Consultas – Ordenação de registos
Por vezes o resultado de uma consulta tem mais “utilidade” quando é apresentada segundo uma determinada ordem. Numa consulta, podemos aplicar a ordenação a um ou mais campos da selecção, sendo apenas necessário para cada um dos campos indicar o método de ordenação (ascendente ou descendente) na respectiva linha da grelha de estrutura da consulta.
Consultas – Execução de uma consulta
Durante o processo de criação de uma consulta, pode executa-la sempre que achar necessário, tendo apenas de clicar no botão Executar da barra de ferramentas Estruturar Consulta ou do menu Consultas.
Depois de criada uma consulta, pode visualizar o seu resultado sempre que o pretender. Para tal, deve seleccionar o objecto Consulta da janela Base de Dados.

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